Segundo dia do Congresso Conatec/Fenatec 2024 debate custeio sindical, cenário político e terceirização

O segundo dia de atividades do Congresso Conatec/Fenatec 2024, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de dezembro, começou com uma palestra ministrada pela procuradora do trabalho e vice-coordenadora nacional da Conalis, Priscila Moreto de Paula, que trouxe uma abordagem detalhada sobre custeio e práticas antissindicais. A procuradora apresentou exemplos práticos, esclareceu as principais dúvidas dos participantes e reforçou a importância do diálogo para combater práticas que fragilizam o movimento sindical.

Na sequência, o assessor político da Conatec, Eduardo Souza Silva, e a advogada Zilmara Alencar conduziram uma exposição conjunta sobre o cenário político atual e os possíveis impactos de projetos e proposições que podem representar riscos à categoria. A apresentação destacou o monitoramento constante das tramitações legislativas e estratégias de atuação para proteger os direitos dos membros da categoria.

Ainda pela manhã, o auditor fiscal do trabalho Gianfranco Pampalon realizou palestra sobre terceirização e assédio moral no ambiente de trabalho. Com o uso de vídeos e slides, Pampalon exemplificou situações que configuram assédio moral e trouxe reflexões sobre os impactos da terceirização nas relações laborais, destacando a importância de práticas que promovam a dignidade e a saúde mental no trabalho.

O Congresso, segue com programação esta quarta-feira (11), reunindo especialistas, lideranças e profissionais para debater os desafios e avanços no âmbito sindical e trabalhista.